O exame de mapeamento de retina, também conhecido como fundo de olho, permite ao médico visualizar a retina e suas estruturas. Como diversas doenças podem deixar sinais nessa região do olho, é muito importante que o fundo de olho seja acompanhado periodicamente. Este é um exame rápido, prático e muito importante para todos.
Para realizá-lo, é imprescindível que a pupila seja dilatada. Com isso, o médico consegue iluminar a retina a avaliar se ela está normal ou se tem alguma alteração.
Dentre as doenças que podem ser diagnosticadas, estão as que acometem os olhos diretamente e outras que acometem o organismo como um todo e deixam sinais no fundo de olho. Podem ser vistas doenças genéticas, congênitas, degenerativas, metabólicas, infecções sistêmicas, neurológicas, edema intra-craniano e outras. As doenças comumente diagnosticadas são a retinopatia diabética, retinopatia hipertensiva, obstruções vasculares, glaucoma e edema de nervo óptico.
Por quê é importante? A retina é o único local do organismo onde podemos visualizar diretamente os vasos sanguíneos, ou seja, artérias e veias. Desta forma, alterações que possam ocorrer nos vasos sanguíneos são percebidas mais precocemente nos olhos que em outros locais. Além disso, na retina podemos ver o nervo óptico, que tem conexão direta dentro do crânio, e alterações intra-cranianas podem ser monitoradas através dos olhos.
Quem deve ser submetido ao exame? Todas as pessoas devem ser examinadas frequentemente. Mesmo sem queixas o paciente deve realizar o exame, já que permite fazer o diagnóstico precoce de doenças que são silenciosas em fases iniciais. Com isso, o médico consegue tratar adequadamente, evitando assim a progressão da doença e piora da visão. Caso sejam vistas alterações, o médico pode optar por um acompanhamento individualizado com períodos curtos.
Pacientes que tenham suspeitas de retinopatias, doenças sistêmicas, baixas visuais e que usem medicamentos que possam ter alterações na retina devem ser vistos mais frequentemente. Além disso, pessoas com miopia ou que vão ser submetidas a cirurgias oculares devem ser submetidos a avaliações regulares.
Um exame de mapeamento de retina bem feito fornece muitas informações sobre o passado médico de uma pessoa. Atualmente, existem máquinas que auxiliam na visualização do fundo de olho, como o retinógrafo, o angiógrafo e a tomografia de coerência óptica. Com as informações que elas trazem, os diagnósticos e documentações são mais precisos e permitem um acompanhamento mais detalhado dos pacientes.